Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



a historia dos vingadores

Quarta-feira, 09.05.12

os vingadores







                                                            OS VINGADORES



Os Poderosos Vingadores são um grupo de super-heróis de história em quadrinhos publicados nos Estados Unidos pela editora Marvel Comics. O grupo é em certo sentido uma resposta da Marvel para a Liga da Justiça, editada pela DC Comics.
Na histórica ficcional do grupo, seus membros fundadores são heróis consagrados da editora: Thor, Homem de Ferro,Vespa, Homem-Formiga e Hulk; o Capitão América foi o primeiro membro recrutado. A equipe tem molde de um clube, possuindo mesmo um mordomo que os serve, de nome Jarvis. No universo fictício de histórias em quadrinhos da Marvel (o Universo Marvel), a equipe tradicionalmente é a primeira a ser chamada pelo governo dos EUA quando defrontado por desafios de ordem cósmica.
 

                                                     
PUBLICAÇAO
               A primeira aparição dos Vingadores nos quadrinhos foi em sua própria revista, intitulada The Avengers, em Setembro de 1963 (o mesmo mês de estreia de X-Men). A equipe foi criada por Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers, como uma resposta à Liga da Justiça, cuja revista reunia em uma história os principais heróis da DC Comics. A Liga da Justiça já inspirara uma primeira resposta da Marvel Comics, o Quarteto Fantástico, que todavia era um grupo de heróis novos, assim como o subsequente X-Men. Os Vingadores, reunidos dois anos depois do Quarteto, foram os primeiros da Marvel fiéis ao conceito da equipe de super-heróis já estabelecidos.
 
Diferente de outras equipes do universo Marvel, os Vingadores receberam reconhecimento oficial do governo, quase desde o início com autoridade aceita internacionalmente durante a maior parte de sua história. O grupo é conhecido por reunir os "heróis mais poderosos da Terra" e ao longo de sua história manteve essa premissa, com exceção da segunda formação: foi quando houve uma reformulação chefiada pelo Capitão América que recrutou vilões regenerados e não tão poderosos como Gavião Arqueiro e os mutantes Mercúrio e sua irmã, a Feiticeira Escarlate. Mas a equipe retomaria sua condição de "a mais poderosa" nos anos 1970, com a proposta de "combater vilões que nenhum herói conseguiria sozinho", e com isso fazendo uma mescla com os membros fundadores e os novos recrutas.
Com a finalidade de ser a equipe de "Heróis Mais Poderosos da Terra", os Vingadores tem contados com humanos, inumanos, heróis mecânicos, vilões regenerados e seres sobrenaturais. A despeito de suas diferenças (que facilmente terminam em brigas), eles têm conseguido se unir em uma equipe coesa, para combater extraordinárias ameaças ao mundo, se reunindo ao som de seu grito de guerra: "Avante, Vingadores!".
 
Nos Estados Unidos, a revista sempre recebeu um cuidado especial da Marvel e teve alguns dos melhores escritores e desenhistas da indústria das histórias em quadrinhos trabalhando nela ao longo dos anos, com o título se mantendo como o favorito dos fãs. A série continua, virtualmente sem interrupções, até os dias atuais, com as histórias explorando a ideia do que significas ser humano ou super-humano e o papel e as responsabilidades de ser um super-herói.
Dois títulos acompanhantes foram publicados nos anos 1980. Os Vingadores da Costa Oeste Volume 1, foi uma série limitada com quatro edições, com o #1 estreando em Setembro de 1984; Volume 2 (mais tarde renomeada de Vingadores da Costa Oeste a partir do #47) como uma série regular durando 102 edições de Outubro de 1985 a Janeiro de 1994. E Solo Avengers (renomeada para Avengers Spotlight) que durou 40 edições de 1987 a 1989.

A revista foi relançada três vezes nos últimos dez anos. A primeira vez, em 1996, era parte da saga Heróis Renascem. A segunda, um ano depois, retornou a equipe à sua continuidade original; e a terceira vez, em 2005, quando surgiram os New Avengers ou os Novos Vingadores, após o fim da antiga equipe, e também como uma estratégia de marketing.
                                                                 
                                                                NO BRASIL
           Mesmo durando pouco na história da revista americana, a segunda formação acabou se tornando a mais conhecida no Brasil na década de 60, em função da adaptação de algumas de suas histórias para o desenho animado do Capitão América de 1966. Isso porque a série dos Vingadores não foi publicada pela Ebal. A fase de Stan Lee só foi conhecida em meados de 1976, quando a Bloch lançou uma revista mensal chamada Os Vingadores, que teve curta duração. Somente com a Editora Abril, que passou a publicar as histórias na década de 80 na revista Heróis da TV, com a cronologia iniciando-se a partir da entrada do Visão na equipe, ou seja, já na fase de Roy Thomas, é que os fãs brasileiros puderam acompanhar as aventuras do grupo com maior regularidade.

                                            PRIMEIRAS AVENTURAS
 

                 Loki, o deus Asgardiano da trapaça, traçou uma vingança contra seu meio-irmão Thor, atraindo o Hulk para concretizar seu plano. Loki enviou um pedido de socorro para Thor, que também foi recebido pelo Homem-Formiga, a Vespa e o Homem de Ferro. Após derrotarem Loki, o Homem-Formiga conclui que os cinco trabalharam bem juntos e sugeriu que eles formassem uma força conjunta. A Vespa nomeou o grupo e assim nasciam Os Vingadores.
A escalação da equipe mudou quase que instantaneamente: o Homem-Formiga se tornou o Gigante, e o Hulk, ao perceber o quanto os outros temiam sua personalidade instável, deixou-a ao final da segunda edição. A tentativa de conter o Hulk levou os Vingadores a combater Namor, O Príncipe Submarino, e isso por sua vez, levou a equipe ao primeiro marco em sua história - o retorno do Capitão América, em The Avengers #4 (Março de 1964). O patriótico herói dos anos 1940 foi encontrado congelado em animação suspensa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. E precisava de um lugar onde pudesse se ajustar já que era um homem afastado décadas de seu tempo.
O Capitão América se uniu à equipe iniciando uma quase indelével associação. Mesmo quando a liderança foi tomada por outros, Capitão América sempre foi o comandante tático dos Vingadores em campo e poucos hesitavam em obedecer suas ordens.
 
Os membros originais a participar dos Vingadores são conhecidos como "membros fundadores", responsáveis pelo bom nome da equipe. Capitão América ganhou o título de "membro fundador" no lugar do Hulk (como revelado em Avengers Vol. 3 #1, de fevereiro de 1998). Juntos, os Vingadores combateram vilões como o inimigo do Capitão América do tempo da guerra Barão Zemo; a vilania do viajante do tempo Kang, o Conquistador; Conde Nefária e os Homens Lava, e os Mestres do Terror, um grupo de vilões capaz de combater os Vingadores.
O próximo marco foi em Avengers #16, no qual todos os membros deixaram a equipe com exceção do Capitão América. Eles foram substituídos por Gavião Arqueiro, a Feiticeira Escarlate e Mercúrio, todos ex-vilões que queriam começar uma nova vida
 
                                                 ANOS 80
               Essa é uma fase muito conhecida pelos aficionados por HQ no Brasil, em que a Abril editou regularmente as aventuras do grupo na antiga revista Heróis da TV. Fatos marcantes são (não está em ordem cronológica):
Surgimento de Mântis, destinada a se tornar a Madona celestial, e a morte do vingador Espadachim.
O casamento do Visão com a Feiticeira Escarlate.
Novas aventuras dos Guardiões da Galáxia, supergrupo do século XXX, que surgiu pela primeira vez no Brasil numa revista da RGE, numa aventura do Coisa com o Capitão América.
A batalha contra Korvac, um antigo vilão dos Guardiões da Galáxia que tornou-se um semideus ao absorver todo o conhecimento da nave de Galactus e voltou-se para propósitos mais elevados. Na batalha contra o vilão todos os heróis aparentemente morrem, menos Thor, e o vilão só é derrotado porque sentiu seu amor sendo traído pela sua esposa, receosa da guerra que seguiria-se a vitória de seu marido sobre os vingadores.
A luta contra Ultron, poderoso robô criado por Hank Pym e o surgimento de Jocasta, construto robótico criado para receber a essência da Vespa


                                       MASSACRE E HEROIS RENASCEN
                 Outro marco da história do grupo ocorreu durante a Saga Massacre, quando o megavilão Massacre, uma entidade psíquica formada pelas frustrações de Charles Xavier ligadas à essência maligna de Magneto, tentou dominar a Terra. Foi necessária a ação conjunta dos Vingadores, Quarteto Fantástico, Hulk e X-Men, além da ajuda do Dr.Destino, para detê-lo. Aparentemente, todos os heróis não mutantes se sacrificaram para derrotar o vilão; mas, na realidade, todos foram transportados para uma realidade alternativa criada inconscientemente por Franklin Richards, onde se passaram os acontecimentos da série Heróis Renascem. Por conter tanto roteiros quanto arte polêmicas, a serie Heróis Renascem ou o terceiro volume dos Vingadores, bem como os outros títulos da serie (Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, e Capitão América) retornaram ao Universo Marvel normal, e o que ocorreu nestes eventos pós-Massacre é desconsiderado por muitos.

                                        VINGADORES A QUEDA
 
                    Após um colapso mental, a Feiticeira Escarlate destruiu a Mansão dos Vingadores e matou o Homem-Formiga, Gavião Arqueiro e o seu marido Visão. Depois disso, os Vingadores se debandaram. Posteriormente, alterada por seu colapso mental, a Feiticeira Escarlate veio a ocasionar o evento chamado Dinastia M, em que a realidade foi drasticamente alterada; quando finalmente foi restaurada, houve uma diminuição exponencial do número de mutantes no planeta Terra (reduzidos para 198, sendo antes milhares ou até mesmo milhões). Entre os que ficaram sem poderes foram Charles Xavier, Magneto e Mercúrio.
              
                          OS NOVOS VINGADORES

                   Após um colapso mental, a Feiticeira Escarlate destruiu a Mansão dos Vingadores e matou o Homem-Formiga, Gavião Arqueiro e o seu marido Visão. Depois disso, os Vingadores se debandaram. Posteriormente, alterada por seu colapso mental, a Feiticeira Escarlate veio a ocasionar o evento chamado Dinastia M, em que a realidade foi drasticamente alterada; quando finalmente foi restaurada, houve uma diminuição exponencial do número de mutantes no planeta Terra (reduzidos para 198, sendo antes milhares ou até mesmo milhões). Entre os que ficaram sem poderes foram Charles Xavier, Magneto e Mercúrio.
                            VINGADORES SOMBRIOS


Após a Invasão Secreta da raça alienigena conhecida como Skrulls, a organização mundial mantedora da paz, S.H.I.E.L.D. foi desmantelada, e substituida por uma nova organização, a M.A.R.T.E.L.O. comandada por Norman Osborn.
Aproveitando-se disso, Norman criou uma nova Iniciativa e sua própria equipe de Vingadores. Isso acabou provocando uma divisão do grupo, passando a ter 3 equipes de Vingadores agindo.
Os Vingadores de Norman Osborn (Vingadores Sombrios), classificados como Vingadores ofíciais, pois eles trabalhavam para a M.A.R.T.E.L.O.. Esta equipe era formada por: Venom (Mac Gargan), Wolverine (Daken), Miss Marvel (Carla Sofen), Gavião Arqueiro (Mercenário), Capitão Marvel (Noh-Varr), Sentinela (Robert Reynolds) e Ares, sendo liderados pelo Patriota de Ferro (Norman Osborn).
Consqüentemente, outras equipes de heróis surgiram para combater Osborn. Entre elas, uma nova formação dos Novos Vingadores: Ronin (Clint Barton) (líder), Luke Cage, Homem-Aranha (Peter Parker), Wolverine (James Howlett), Mulher-Aranha, Harpia (Bobbi Morse), Miss Marvel (Carol Danvers) e Capitão América (Bucky Barnes).
Outro grupo de Vingadores anti-Osborn era os Poderosos Vingadores, tendo como membros: Vespa (Henry Pym) (líder), Amadeus Cho, Hércules (Heracles), Visão, Estatura, Agente Americano, Jocasta, Mercúrio e a misteriosa Feiticeira Escarlate (Loki), contando com participações esporádicas de Homem de Ferro e Hulk
                                                      A ERA HEROICA
 
               Após a conclusão da minissérie Cerco, que concluiu o Reinado Sombrio, todas as séries dos Vingadores em circulação na época foram canceladas e uma nova série, intitulada simplesmente Avengers, foi lançada em maio de 2010. O lançamento marca o início da nova saga da editora intitulada A Era Heroica. Após seis anos de histórias sombrias, incluindo Guerra Civil que tornou o Homem de Ferro "O Homem mais Importante do Mundo" e provocou a morte do Capitão América, o editor-chefe da Marvel anunciou que "A Era Heroica será mais otimista. Eles passaram pelo inferno e voltaram a ser os caras bons". A série esta sendo escrita por Brian Michael Bendis e tem John Romita Jr. como ilustrador regular, os membros da equipe são Capitão América (Bucky), Homem de Ferro, Thor, Wolverine, Homem-Aranha, Mulher-Aranha e Gavião Arqueiro.
No primeiro arco de história a equipe recrutou Noh-Varr (que agora usa o nome de Protetor) para ajuda-los a construir uma máquina do tempo para salvar o futuro. Posteriormente, por indicação de Bruce Banner, o Hulk Vermelho também foi recrutado para a equipe.
Um segundo título intitulado Secret Avengers, também estreou em maio de 2010, com total liberdade para as histórias. A série é escrita por Ed Brubaker e o artista regular é o brasileiro Mike Deodato (que fora encarregado dos Vingadores Sombrios no Reinado Sombrio). A nova série dos Novos Vingadores estrou em junho de 2010. Também é escrita por Brian Michael Bendis só que o artista é Stuart Immonen. O quarto título é Avengers Academy (Academia dos Vingadores) e foi lançado também em junho, substituindo a Iniciativa. Essa série esta sendo escrita por Christos Gage e desenhada por Mike McKone.
Membros dos Vingadores Secretos: Cavaleiro da Lua, Fera, Homem Formiga III (Eric O'Grady), Máquina de Combate, Nova, Steve Rogers, Valquíria, Viúva Negra.
Membros dos Novos Vingadores: Coisa, Homem-Aranha, Luke Cage, Miss Marvel, Jessica Jones, Wolverine
Alunos da Academia de Vingadores: Tática (Jeanne Foucault), Vigoroso (Ken Mack), Radiação (Jennifer Takeda), Réptil (Humberto Lopez - o único membro que já havia aparecido nos gibis antes), Chocante (Brandon Sharpe), Véu (Madeline Berry)
Professores da Academia de Vingadores: Justiça, Mercúrio, Speedball, Tigresa, Vespa II (Hank Pym)
                                                           MEMBROS E EX-MEMBROS
                     Os Vingadores já tiveram diversas formações durante sua existência, incluindo os Poderosos Vingadores, os Novos Vingadores/Vingadores Secretos e os Vingadores Sombrios de Norman Osborn.
Membros Atuais
Luke Cage, Capitão América (Bucky Barnes), Amadeus Cho, Gavião Arqueiro (Lester), Patriota de Ferro, Jocasta, Harpia (Bobbi Morse), Ms. Marvel (Carol Danvers), Ms. Marvel (Karla Sofen), Mercúrio (Pietro Maximoff), Ronin (Clint Barton), Sentinela (Robert Reynolds), Mulher Aranha (Jessica Drew), Venom(Mac Gargan), Homem-Aranha (Peter Parker), Estatura (Cassandra Lang), Agente Americano (John Walker), Visão, Vespa (Homem-Formiga/Gigante/Golias/Jaqueta Amarela, Henry Pym), Wolverine (Akihiro), Wolverine (James Howlett)
Ex-membros
Homem-Formiga (Scott Lang), Ares, Fera (Hank McCoy), Cavaleiro Negro (Dane Whitman), Pantera Negra (T'Challa), Viúva Negra (Natasha Romanova), Capitão América (Steve Rogers), Capitã Bretanha (Kelsey Leigh), Capitã Marvel (Monica Rambeau), Capitão Marvel (Noh-Varr), Cristalys (Crystalia Maximoff), Falcão de Aço (Chris Powell), Demolição (Dennis Dunphy), Doutor Druida (Anthony Druid), Doutor Estranho (Stephen Strange), Eco (Maya Lopez), Falcão (Sam Wilson), Asa de Fogo (Bonita Juarez), Flama (Angelica Jones), Gilgamesh, Felina (Patsy Walker), Hércules (Heracles), Hulk (Bruce Banner), Tocha Humana (Jim Hammond), Mulher Invisível (Susan Richards), Punho de Ferro (Danny Rand), Homem de Ferro (Anthony Stark), Valete de Copas (Jonathan Hart), Justiça (Vance Astrovik), Relâmpago Vivo (Miguel Santos), Homem-Maquina (X-51/Aaron Stack), Mantis, Senhor Fantástico (Reed Richards), Cavaleiro da Lua (Marc Spector), Serpente da Lua (Heather Douglas), Quasar (Wendell Vaughn), Rage (Elvin Holiday), Feiticeira Escarlate (Wanda Maximoff), Feiticeira Escarlate (Loki), Homem-Areia (William Baker), Sersi, Mulher-Hulk (Jennifer Walters), Garras de Prata (Lupe Santiago), Mulher-Aranha (Julia Carpenter), Starfox (Eros), Araia (Walter Newell), Sub-Mariner (Namor McKenzie), Espadachim (Jacques Duquesne), Coisa (Benjamin Grimm), Thor (Thor Odinson), Trovejante (Eric Masterson), Tigresa (Greer Nelson), Triatlo (Delroy Garrett Jr.), Two-Gun Kid (Matt Hawk), Máquina de Combate (James Rhodes), Vespa (Janet Van Dyne), Magnum (Simon Williams)
Outros (Honorários, Reservas, ect)
Moira Brandon, Capitão Marvel (Mar-Vell), Charlie-27, Deathcry, Homem de Ferro (Jovem Tony Stark de uma linha temporal alternativa), Rick Jones, Magdalene, Major Victory (Vance Astro, Vance Astrovik de um futuro alternativo), Marrina (Marrina Smallwood), Martinex (Martinex T'Naga), Máscara (Whitney Frost) (bio-duplicata, falecida), Nikki (Nicholette Gold), Starhawk (Aleta Ogord), Starhawk (Stakar Ogord), Espadachim (Phillip Jarvert), Whizzer (Bob Frank), Jaqueta Amarela (Rita DeMara), Yondu (Yondu Udonta)
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
                             VINGADORES O FILME 2012
 
                      Os Vingadores é um filme americano de super-heróis produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Pictures.[4] Baseado na equipe de super-heróis homônima da Marvel Comics, o filme foi escrito e dirigido por Joss Whedon e estrelado por Robert Downey, Jr., Mark Ruffalo, Jeremy Renner, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson e Chris Evans. Seu lançamento nos EUA está previsto para 04 de maio de 2012, em 3D.[5]
O longa-metragem foi anunciado em abril de 2005 e faz parte do chamado "Marvel Cinematic Universe" - um universo ficcional compartilhado por filmes independentes produzidos pela Marvel Studios -, cruzando vários filmes de super-heróis da Marvel, incluindo Homem de Ferro (2008), O Incrível Hulk (2008), Homem de Ferro 2 (2010), Thor (2011) e Capitão América: O Primeiro Vingador ( 2011).
                                       ENREDO
  Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da agência de espionagem SHIELD, chega a um centro de pesquisa remoto durante uma evacuação. O Tesseract, uma fonte de energia de potencial desconhecido, já ativada, abriu um portal através do espaço, do qual o deus nórdico exilado Loki (Tom Hiddleston) ressurgia. Loki leva o Tesseract (conhecido nos quadrinhos como Cubo Cósmico), e usa suas habilidades para controlar as mentes de várias pessoas da SHIELD, inclusive o agente Clint Barton (Jeremy Renner), e o consultor físico Dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard), a fim de que eles o ajudassem em sua fuga.
 
Em resposta ao ataque, Fury reativa a Iniciativa Vingadores. A agente Natasha Romanoff (Scarlett Johanson) é enviada até a Índia para recrutar o Dr. Bruce Banner (Mark Ruffalo), enquanto o agente Philip Coulson (Clark Gregg), vai até Tony Stark (Robert Downey Jr.) e pede que ele veja a pesquisa do Dr. Selvig. Fury vai até Steve Rogers (Chris Evans), com uma missão para recuperar o Tesseract de Loki. Durante seu exílio, Loki encontrou os Chitauri, uma raça alienígena buscando conquistar a Via Láctea com o Tesseract. Em troca da Tesseract, os Chitauri concordam em ajudar Loki a dominar a Terra.
Capitão América, Homem de Ferro e a Agente Romanoff viajam para a Alemanha para exilar Loki, que está recuperando irídio necessário para estabilizar o poder de Tesseract e exigindo que os civis se ajoelhem diante dele. Depois de uma batalha com o Capitão América, Loki se rende e é escoltado de volta para um avião da SHIELD. No entanto, Thor (Chris Hemsworth), irmão adotivo de Loki e o deus nórdico do trovão, chega e tenta tirar Loki do avião para conversar com ele. Homem de Ferro e Capitão América enfrentam Thor, Loki e, eventualmente, é devolvido ao Helicarrier, porta-aviões High-Tech, e colocado em uma cela projetada para prender o Hulk.
 

                                                ELENCO
Robert Downey Jr. como Tony Stark/Homem de Ferro
Chris Evans como Steve Rogers/Capitão América
Mark Ruffalo como Bruce Banner/Hulk
Chris Hemsworth como Thor
Scarlett Johansson como Natasha Romanoff/Viúva Negra
Jeremy Renner como Clint Barton/Gavião Arqueiro
Samuel L. Jackson como Nick Fury
Tom Hiddleston como Loki
Cobie Smulders como Maria Hill
Clark Gregg como Agente Phil Coulson
Gwyneth Paltrow como Pepper Potts
Stellan Skarsgård como Erik Selvig

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por duronaqueda às 21:34