Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



BIOGRAFIA,BARNABÉ(HUMORISTA)

Segunda-feira, 19.05.14
barnabe_31
BARNABÉ Nascido em Ribeirão do Pinhal/PR, em 09 de dezembro de 1949, Barnabé tem o dom de fazer rir. Ele é quieto e sério, porém quando está diante do seu público, surge uma força que o transforma num caipira típico brasileiro: observador, debochado, alegre e cheio de sabedoria interiorana.
O nome é uma herança do irmão mais velho: Barnabé-  que gravou quatro LPs (1965/66/67/68).
barnabe_08
Infelizmente sua carreira foi curta, pois faleceu durante a produção do último disco. Então, Barnabé-2 resolveu dar seqüência à vida do personagem adotando a mesma linha caipira com música e piadas. A partir de agora, ele responde a algumas perguntas sobre sua história e trajetória.
Como surgiu o personagem Barnabé? 
Bom, meu irmão cantava, tocava violão e contava piadas. O forte dele eram as piadas. Um dia ele criou um personagem chamado Nhô Fugêncio e saiu da cidade onde a gente morava pra viajar com um parque de diversões. Nessas andanças, ele conheceu a dupla Tonico & Tinoco que o levou pra São Paulo. Foi lá que surgiu o nome Barnabé. Não sei dizer se foi uma sugestão do Tonico ou um apelido que deram pra ele. Só sei que na época era apelido pra funcionário público (os barnabés).Mas não era o caso dele. O importante é que em 1958 - quando isso aconteceu - não existia esse nome no mercado de humoristas e o nome pegou.
barnabe_05
Por que você quis continuar a carreira dele? 
Eu era muito influenciado por meu irmão. Quando ele faleceu eu estava no Paraná. Também gostava de contar piadas, compor e cantar algumas músicas. Depois de um ano sem ele, senti muita saudade e vontade de dar continuidade ao personagem. Então, no final de 1968, fui para São Paulo. Fiz um trabalho e mandei para a gravadora Continental. Eles me contrataram em 1970, ano em que lancei meu primeiro disco "Show de Graça Barnabé II" (gravado no Clube Internacional de Franca - SP). Foi um sucesso e acabei gravando dez discos pela Continental (1970-1990). A cada dois anos eu lançava um disco.
barnabe_10
E depois de 1990? 
Aí eu vim para o interior fazer programas de rádio e resolvi dar um tempo para preparar um novo repertório de piadas. Comprei uma casa em Indaiatuba - SP e comecei a dedicar mais tempo à família, cuidar dos filhos, etc. Fiquei parado por dez anos. Só voltei a gravar agora, em 2000.
barnabe_11
barnabe_12
Como são seus shows? 
Eu faço tudo sozinho. Seja em praça pública, teatro, circo, clubes e em convenções. O povo gosta bastante, principalmente as crianças. Os pais compram os discos para eles, pois meu tipo de humor não as fere. Quando a piadinha é marota, a gente deixa a parte forte subentendida. Um show dura cerca de uma hora e meia. Tem piadas, modinhas, causos caipiras, poemas. Meu show atual chama-se "De volta para o passado" onde eu mostro muita coisa que se usava antes e que os adolescentes de hoje não conhecem. A lamparina de querosene, por exemplo. 
O Mazzaropi fez o filme "O Lamparina", você assistiu? 
Eu assisti sim. Todos os humoristas caipiras se inspiraram no Mazzaropi. O estilo dele é clássico. Seus filmes caipiras enalteciam o Jeca. Esse também é meu estilo: roupa caipira, botinão, bigodinho, chapéu. Quando a gente coloca o roupa do caipira é como se estivesse invocando um espírito. O jeito de falar, a maneira de contar as histórias... 
Você tem empresário? 
Não, não tenho. Eu mesmo é que toco o negócio.
barnabe_19
Além dos discos, qual veículo você usou, tevê, rádio? 
Apareci muito na televisão. De 1987 a 1988 fiz um programa no SBT, o "Especial Chitãozinho & Xororó", todos os domingos - eu contava piadas. Fiz o programa "Barros de Alencar" na Rede Record - fazia papel de jurado caipira e na hora da nota eu contava uma piadinha. Também fiz o programa "Flávio Cavalcanti" (1971) durante seis meses. Participei do programa do Wilton Franco. Atualmente tenho participado da Rede família e SBT e outras tevês do interior. 
E nas rádios? 
Agora, com a minha volta, o pessoal tem me prestigiado bastante tocando meus CDs. Senti que tenho um nome e que pode ficar mais forte se eu correr atrás. 
Como você inventa uma piada? 
Quando eu viajo, conheço pessoas. Vou muito pra roça, visito fazendas e nesses encontros sempre surgem piadas no meio da conversa. Às vezes paro o carro na estrada e vou lá no meio do cafezal conversar com o pessoal. Então surgem histórias que eu adapto para piadas. Às vezes, o causo é cumprido, então dou uma lapidada pra transformá-lo numa piada curtinha.
barnabe_28
Quantas piadas você já inventou?
Bom, eu criei mais de cem, mas devo ter gravado uma média de 400 piadas.
Quem na sua família tinha o dom da graça?
Meu pai era violeiro, fazia composição com assuntos engraçados. A gente morava em fazenda e ele trabalhava de colono. Era nesse ambiente que as piadas e modinhas surgiam e eu peguei o jeito.
Qual é seu projeto atual?
Agora vou lançar uma revista pela Editora Escala na qual conto coisas da minha vida. A revista vai sair com o CD "O jeito simples de fazer rir".
Qual seu conselho para quem quer seguir a carreira de humorista caipira? 
DISCOGRAFIA
Nasci no interior e minha vida é a do caipira, do caboclo. Até os 18 anos vivi trabalhando na roça. Acho que a gente deve fazer o que gosta, sem passar por cima dos outros nem sentir inveja. Fazer rir é muito mais difícil do que fazer chorar. Mas quem tem o dom de ver graça nas coisas, deve ser persistente e se dedicar a isso sem parar. Eu parei dez anos e foi ruim pra minha profissão. Mas aí vai um conselho: "Não esqueçam de agradar as crianças!".

BARNABÉ

Contato:
contato@caipirabarnabe.com.br
caipirabarnabe@gmail.com

Site Oficial: 
http://caipirabarnabe.com.br/
barnabe-lp-vinil-show-de-graca-vol-03-sertanejo-forro-mpb_MLB-O-218129776_4668
Pedro Ferreira de Melo nasceu no dia 24 de Junho de 1909 no Bairro das Corujas no município de Botelhos-MG. Ficou conhecido por nome de Bernardo. Iniciou sua carreira em 1926 aos seus 17 anos de idade, onde tinha uma festa, lá estava o Bernardo, contando suas piadas, suas modinhas e animando a festa com sua viola em punho. Não chegou a gravar disco.O filho João Ferreira de Melo, nasceu no dia 07 de dezembro de 1932 no Bairro das Corujas no mesmo município. Herdando de seu pai Bernardo o talento e o mesmo dom de contar piadas e cantar modinhas.
Capa Net
Iniciou sua carreira em 1950 na cidade de Ribeirão do Pinhal–PR. Ficou conhecido nacionalmente por Barnabé, chegando à gravar 4 quatro discos. No ano de 1968, João Ferreira de Melo faleceu na cidade de São Paulo aos seus trinta e seis anos de idade. José Ferreira de Melo, seu irmão nasceu no dia 09 de dezembro de 1949, na cidade de Ribeirão do Pinhal-PR. Também herdou de seu pai Bernardo o mesmo talento e dom de contar piadas e cantar modinhas, iniciou sua carreira em 1969, após a morte de seu irmão, dando assim, seguimento com o mesmo nome artístico, Barnabé. E assim, há Mais de oitenta anos existe na família Melo, este dom divino de levar e estampar nos rostos a alegria, descontração, do verdadeiro humor caipira…
Capa Vinil 1969 Nho Moraes Recordando Barnabe (2)[2]_thumb[2]
Falar do humorista barnabé, pra mim, é prazeroso, pois sou primo dele, sou da pequena cidade de Ribeirão do Pinhal , Estado do Paraná, onde o primeiro humorista barnabé foi criado. Chegou aqui nessa pequena cidade com apenas 8 anos de idade, em 1940, vindo da cidade de botelhos minas gerais; aqui ele passou sua infância , e uma parte de sua juventude. Com 16 anos de idade, saiu de casa acompanhando parque de diversões, e circos, e com 25 anos de idade foi para São Paulo. Antes de ser conhecido por barnabé, também usou outro nome, Nhô Fugêncio, teve seulp-barnabe-show-de-piadas-1977_MLB-F-4400303307_052013
 espaço na Radio Nacional, durante um ano, e depois teve apoio do grande comediante Mazzaropi, participando do filme Choffer de Praça em1958. Em 1964, no ano que eu nasci, o João Ferreira de Mello - seu nome verdadeiro - gravou o seu primeiro disco, usando o nome de Barnabé, alegrando muita gente, fazendo soltar aquele sorriso gostoso, com suas piadas sadias e engraçadas. Barnabé gravou 4 disco, e em 13 de setembro de 1968 despediu do mundo e foi morar com DEUS, Foi uma morte repentina, um infarto de repente e não teve jeito, foi fulminante. No ano seguinte, seu irmão José Luiz Ferreira de Mello, deu continuidade no trabalho do irmão, adotando o mesmo nome artístico e é sucesso até hoje. Essa é a pura verdade, a historia dos Barnabés, e eu tenho orgulho, de ser primo desses grandes talentos.

Joaquim Misael
Capturar
Assim como a verdadeira Música Sertaneja, o humor caipira puro e ingênuo, não está encontrando espaço na mídia brasileira, principalmente na televisão. O último humorista caipira a fazer sucesso na TV foi Nhô Moraes, no programa “A Praça é Nossa”. A prova de que o humor caipira faz sucesso na TV é o personagem Suspiro interpretado pelo Moacir Franco, também na Praça é Nossa; com certeza a maior audiência do Programa. Não consigo entender motivo dos produtores desses programas não conseguirem enxergar o extraordinário talento do Barnabé.

A última vez em que estive com Barnabé foi aqui mesmo em Bauru e ele residia na cidade de Tambaú. O telefone que me deixou não está atendendo; talvez tenha mudado de número. Peço a quem souber por onde anda o Barnabé que nos envie notícias dele.

Tião Camargo
hqdefault
Z 1
vinil-barnabe-show-de-graca-vol4_MLB-F-3330819225_102012
Z 2
vinil-barnabe-show-de-graca-volume-3_MLB-F-3330802572_102012
Z 3
vinil-barnabe-show-de-graca-volume-3_MLB-F-3330814469_102012
Z 4
vinil-show-de-graca-barnabe_MLB-F-3250914774_102012
Z 5Z 7Z 8
Z 28
Z 9
Z 17
Z 10

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por duronaqueda às 20:17


7 comentários

De Tarcízio a 22.09.2016 às 13:32

Bom dia!

O Barnabé está morando na cidade de Jacutinga/MG, no sul de Minas Gerais, cidade que é conhecida como a Capital das Malhas e faz divisa com as cidades de Itapira/SP, Espírito Santo do Pinhal/SP, Ouro Fino/MG e Monte Sião/MG. Ele tem um programa de rádio na Rádio Estância de Jacutinga e ainda realiza shows.

De jose a 17.04.2017 às 00:32

sim continuo fazendo shows por todo brasil
90 minutos de humor com piadas causos caipira modinhas
meu contado 35 9.84045509
zap..991962403
caipirabarnabe@gmail.com

www.caipirabarnabe.com.br

De Manoel Monteiro Ferreira a 31.05.2017 às 16:54

Olá gostei muito dessas informações sobre o Barnabé ou os Barnabés.tenho 55 anos de idade e quando criança nos reuníamos em família em casa de uma tia por nome Maria José (in memória )pra ouvir o disco do com piadas saudáveis foi Barnabé. E isso nos trazem muitas saudades. Espero mais informações sobre a empresa show do artista,pois de vez em quando eu estou por São Paulo aí quem sabe eu posso realizar um sonho da minha infância que é de assistir.

De barnabé a 15.09.2017 às 01:23

meu contato direto
35 9.91962403 zap

De Anónimo a 23.03.2018 às 22:47

Meu, o Barnabé tem uma bela historia e UM ENORME TALENTO, por isso é uma vergonha NÃO TER UM ESPAÇO NA MIDIA NACIONAL. Mas se as TVs não querem dar espaço, SUGIRO QUE O BARNABÉ IMPONHA ESSE ESPAÇO, participando do PROGRAMA DO FAUSTÃO naquele quadro QUEM CHEGA LÁ.

De Anónimo a 23.03.2018 às 22:48

Ass. Nuno m

De Anónimo a 10.11.2018 às 12:11

Abracos caipira Barnabe

35. 9.91962403

Comentar post