Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A HISTORIA DA A. A. FRANCANA

Quarta-feira, 11.06.14
 photo

Associação Atlética Francana

Associação Atlética Francana, ou simplesmente Francana é um clubebrasileiro de futebol da cidade paulista de Franca. Fundada no dia 12 de outubro de 1912 por David Carneiro Ewbank, Homero Pacheco Alves e Beneglides Saraiva. Suas cores são verde e branco. Foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de Futebol em 1977. Atualmente disputa a Série A3 (Terceira Divisão) do Campeonato Paulista e eventualmente a Copa Paulista.
PublicoFranca

História 

A Associação Atlética Francana é um patrimônio social, cultural e esportivo da cidade de Franca. Realiza seus mandos de jogos no Estádio Municipal Dr. José Lancha Filho, mais conhecido por Lanchão, que tem capacidade para 15.100 pessoas. Seu campo é o "Coronel Nhô Chico", que atualmente é utilizado para as categorias de base. O Clube teve grandes jogadores, comoTonho Rosa, ídolo e maior jogador da história da Veterana, Assis, ídolo doFluminenseWilliam, ex-zagueiro e atual gerente de futebol do Corinthians, e o goleiro, hoje técnico, Geninho.
O terreno onde até hoje funciona a sede social do clube foi doado no final dos anos 1910 pelo Coronel Francisco de Andrade Junqueira, o "Nhô Chico". O Estádio da Bela Vista foi inaugurado em 1922, onde a Francana sediou as partidas até 1969, quando foi construído o atual Estádio Municipal, que leva o nome do médico José Lancha Filho, então prefeito de Franca e que em 2005assumiu a presidência do clube.
1950 a.a.francana
O estádio "Nhô Chico", como é conhecido o Estádio da Bela Vista, teve as suas arquibancandas inauguradas em 21 de abril de 1947, em jogo amistosocomemorativo entre a Francana e o São Paulo, jogo vencido pelo São Paulo por 5 a 4. Atualmente não é utilizado para realizar partidas de futebol, pois não tem estrutura para suportar tais eventos; no entanto, sua fachada faz parte do patrimônio histórico da cidade de Franca e não pode ser modificada. 
Em campo, o primeiro título da "Veterana" foi de campeã da Alta Mogiana, em1923, quando derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto em duas vitórias em dois jogos emocionantes: 2 a 1 em Franca e 3 a 2 em pleno Estádio Luís Pereira, na Vila Tibério, em Ribeirão Preto.
Em 1948, a Francana começou a sua trajetória no futebol profissional no primeiro campeonato da Divisão de Acesso daFederação Paulista de Futebol. No primeiro campeonato, ficou em terceiro lugar. Quem subiu foi o XV de Piracicaba.
Após várias tentativas, finalmente a Francana obteve o acesso para o Campeonato Paulista. No dia 4 de dezembro de1977, a Veterana derrotou o Araçatuba por 2 a 0. No dia seguinte à histórica vitória, o então prefeito de Franca, Maurício Sandoval Ribeiro decretou feriado municipal para que a população pudesse fazer a festa nas ruas da cidade.
A Francana disputou os Campeonatos Paulistas de 1978 até 1982, quando foi rebaixada. Mesmo rebaixada, não disputou o campeonato da Segunda Divisão em 1983, só voltando em 1984.
1967 Francana
Neste período, destacam-se vitórias históricas contra o São Paulo (2 a 0), em pleno Pacaembu, em 19 de outubro de 1978. No ano seguinte, também no Pacaembu, a Veterana venceu o Corinthians por 1 a 0 diante de mais de 40 mil torcedores corintianos atônitos, em 22 de agosto de 1979. A última participação na Primeira Divisão foi em 8 de dezembro de 1982, na vitória por 3 a 1 contra o Santos, em plena Vila Belmiro.
O clube também disputou o Campeonato Brasileiro de 1979, sendo eliminado ainda na primeira fase. Em 1997, chegou ao quadrangular final do Campeonato Brasileiro da Série C, terminando na 3ª colocação e perdendo o acesso à Série B do ano seguinte na última rodada, após a derrota por 3 a 1 para o campeão Sampaio Corrêa 
Atualmente a "Veterana" diputa a Série A3 do Campeonato Paulista e eventualmente a Copa Paulista de Futebol.
1997 - série c portal gcn_valdes_arquivo (1)

Elenco Atual

Goleiros
Jogador
Brasil Jefferson
Brasil Vinícius
Brasil Raphael Barrios
Brasil Raul
Defensores
JogadorPos.
Brasil ArturZ
Brasil BreendonZ
Brasil Diego RafaelZ
Brasil Henrique ValleZ
Brasil JanZ
Brasil João VitorZ
Brasil Márcio ParaíbaZ
Brasil VágnerZ
Brasil BenêLD
Brasil Iran BahiaLD
Brasil NenoLD
Brasil Felipe AugustoLE
Brasil GustavoLE
Brasil Henrique NunesLE
Brasil CanhotoLE
Atacantes
Jogador
Brasil Alex Junio
Brasil Caíque
Brasil Cleston
Brasil Coty
Brasil Erisleu
Brasil Evandro
Brasil Heitor
Brasil Marciano
Brasil Vanilson
Brasil Vitor Flora
Meio-campistas
JogadorPos.
Brasil AlemãoV
Brasil Bruno ReisV
Brasil Douglas DirkV
Brasil Lucas MadalossoV
Brasil PatrickM
Brasil Rickson KlinsmannM
Brasil TutuM
Brasil WesleyM

Atacantes
Jogador
Brasil Alex Junio
Brasil Caíque
Brasil Cleston
Brasil Coty
Brasil Erisleu
Brasil Evandro
Brasil Heitor
Brasil Marciano
Brasil Vanilson
Brasil Vitor Flora
Comissão técnica
NomePos.
Brasil Gian RodriguesT
1997 - série c portal gcn_valdes_arquivo

Títulos 

Estaduais 

  • São Paulo Campeonato Paulista - Série A2: 1977.
  • Vice-Campeonato Paulista A22002.
  • Vice-Campeonato Paulista A31996.

Ranking da CBF 

Ranking atualizado e divulgado em 14 de dezembro de 2011. 
  • Posição: 140º
  • Pontuação: 40 pontos
2012
A. A. FRANCANA 
 
A Associação Atlética Francana foi fundada no dia 12 de outubro de 1912, por David Carneiro Ewbank, Homero Pacheco Alves e Beneglides Saraiva. O terreno onde até hoje funciona a sede social do clube foi doado no final dos anos 1910 pelo Cel. Francisco de Andrade Junqueira, o "Nhô Chico". O Estádio da Bela Vista foi inaugurado em 1922 e foi onde a Francana sediou as partidas até 1969, quando foi construído o Estádio Municipal, que leva o nome do médico José Lancha Filho, então prefeito de Franca e que em 2005 assumiu a presidência do clube.
{20130912014249}_e5_1
O estádio "Nhô Chico", como é conhecido o Estádio da Bela Vista, atualmente não é utilizado para comportar partidas de futebol, pois não tem estrutura para suportar tal evento, no entanto, sua fachada faz parte do patrimônio histórico da cidade de Franca e não pode ser modificada. Em campo, o primeiro título da "Veterana" foi de campeão da Alta Mogiana, em 1923, quando derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto em duas vitórias em dois jogos emocionantes: 2 a 1 em Franca e 3 a 2 em pleno Estádio Luís Pereira, na Vila Tibério, em Ribeirão Preto. Em 1948, a Francana começou a sua trajetória no futebol profissional no primeiro campeonato da Divisão de Acesso da Federação Paulista de Futebol.
AA-Francana-1982 (1)
O time era memorável: Marreco; Antero e Amauri; Tutti, Gonçalves e Eca; Tim, Tidão, Tonho Rosa, Luisinho e Canhotinho. No primeiro campeonato, ficou em terceiro lugar. Quem subiu foi o XV de Piracicaba. Após várias tentativas, finalmente a Francana obteve o acesso para o Campeonato Paulista. No dia 4 de dezembro de 1977, a Veterana derrotou o Araçatuba por 2 a 0, com gols de Zé Antônio e Antenor. O time esmeraldino era formado por Geninho, Gasparzinho, Boca, Zé Mauro e Eraldo; Renê, Zé Antônio e Marinho; Antenor, Assis e Delém. No dia seguinte à histórica vitória, o então prefeito de Franca, Maurício Sandoval Ribeiro decretou feriado municipal para que a população pudesse fazer a festa nas ruas da cidade.
camisa-de-futebol-oficial-aa-francana-m-14599-MLB3467926465_112012-O
A Francana disputou os Campeonatos Paulistas de 1978 até 1982, quando foi rebaixada. Neste período, destacam-se vitórias históricas contra o São Paulo (2 a 0), em pleno Pacaembu, em 1978. No ano seguinte, também no Pacaembu, a Veterana venceu o Corinthians por 1 a 0 diante de mais de 40 mil torcedores corintianos atônitos, no dia 22 de agosto de 1979. A última participação na Primeira Divisão foi no dia 8 de dezembro de 1982, na vitória por 3 a 1 contra o Santos em plena Vila Belmiro. Atualmente, a Francana disputa o Campeonato Paulista da Série A-3, depois do rebaixamento em 2005.
casa onde foi fundada a francana
A Francana conseguiu o acesso para a série A-1 em 1977, após vitória sobre o Araçatuba por 2 a 0. O clube permaneceu 5 anos na elite do futebol paulista, rebaixando então em 1982. Foi rebaixada em 2005, para a série A-3, onde se situa até hoje. O clube também disputou o Campeonato Brasileiro de 1979, sendo eliminado ainda na primeira fase. Em 1996, caiu na semi-final do Campeonato Brasileiro da Série C, perdendo para o Sampaio Corrêa.
DSC03791
Não há que ver
É tão querida
Da nossa terra a Associação
Sempre altaneira
E sempre unida
Com o adversário viverá
Em plena união

E com ardor
Defenderemos nosso
Glorioso Pavilhão
O verde e branco sempre traremos
Bem guardado no coração

(2 vezes)
Com amor vamos cantar
Um hino cheio de glórias 
À Associação vamos levar
Os louros da vitória
Vencedores ou vencidos
Seremos sempre leais
De todos mui queridos
E não temeremos nossos rivais
DSC09363-826x1024

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por duronaqueda às 10:54


2 comentários

De Anónimo a 27.08.2018 às 21:57

Muitas saudades dessa época memorável (1948), quando, menino ainda, assistia maravilhado as atuações dos irmãos Luisinho e Tonho Rosa, colado no alambrado do velho "Nhô Chico". Até hoje me recordo da escalação do poderoso time, desde Marreco até Canhotinho, jogadores que honravam a camisa alviverde da Veterana. Agradeço ao "Duronaqueda" pela oportunidade de relembrar essa fase histórica do futebol francano.

De Anónimo a 27.08.2018 às 22:01

Deculpe, não assinei o comentário acima (Muitas saudades):
Meu nome é Samir Miguel,ex-Comércio da Franca de 1958/1963, atualmente residente em São Paulo.

Comentar post








comentários recentes

  • Anónimo

    Deculpe, não assinei o comentário acima (Muitas sa...

  • Anónimo

    Muitas saudades dessa época memorável (1948), quan...

  • Anónimo

    Tubemate

  • Anónimo

    Não acredito que Lamarca não tenha feito o juramen...

  • Anónimo

    Ass. Nuno m

  • Anónimo

    Meu, o Barnabé tem uma bela historia e UM ENORME T...

  • Anónimo

    Caros Senhores,Gostaria de entrar em contato com o...

  • Simone de oliveira costa

    Como faço pra conseguir as cartilhas caminho suave...

  • Adalberto

    Simplesmente LINDA!!

  • Gilmar

    Em relação as moedas, na verdade é que foram lança...