Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



MESTRE DO KUNG-FU 1970-1983(capas e o historico do personagem)

Domingo, 13.10.13

MESTRE DO KUNG-FU 1970-1983
Mestre do Kung Fu
Shang Chi, O Mestre do Kung Fu (Shang-Chi: Master of Kung Fu, no original) é um herói lançado pela Marvel. Criado por Steve Englehart e Jim Starlin. Mas o roteirista de quase todas as histórias do personagem foi Doug Moench.Ele não tem superpoderes especiais, mas demonstra habilidades extraordinárias nas artes marciais e é um mestre de Wushu (um nome genérico para várias artes marcias chinesas).

 Histórico da Publicação
Para aproveitar o sucesso da série televisiva Kung Fu, estrelada por David Carradine. 
Como não conseguiu autorização da Time Warner (que desde 1969 é dona da DC Comics),2 3 a editora adquiriu a licença de uso de Fu Manchu, um vilão das revista pulp criado por Sax Rohmer.O desenhista Jim Starlin se inspirou nas feições do ator americano David Carradine (interprete do personagem sino-americano Kwai Chang Caine da série Kung Fu), com a entrada do desenhista Paul Gulacy o herói ganhou as feições do ator chinês Bruce Lee.Em Master of Kung Fu #19, Shang Chi (já com as feições de Bruce Lee) conhece um lutador chamado Lu Sung, o lutador possuía o rosto parecido com o de Carradine e ostentava um bigode. 


Publicações no Brasil 
O personagem estreou no Brasil na revista Kung Fu da Ebal.  Outros personagens da Marvel publicados nessa revista foram os denominados Filhos do Tigre.A revista tinha o formato inspirado na revista da Marvel Comics, Deadly Hands of Kung Fu e assim como ela adotou o formato magazine (usado em revistas como a Veja) e impressa em preto e branco. Revistas em quadrinhos desse tipo eram usadas para publicar material para adultos  e não sofriam censuras do Comics Code Authority. A revista da EBAL também publicou material das editoras estrangeiras Charlton (Yang, claramente inspirado na série de TV estrelada por Carradine)  , DC (Richard Dragon, Kung Fu Fighter)6 , Marvel Comics e Selecciones Ilustradas (da Espanha). 


A Edição 21 trouxe a biografia em quadrinhos de Bruce Lee publicada originalmente na revista Deadly Hands of Kung Fu #28 (revista que publicava histórias protagonizadas por Shang Chi),8 escrita por Martin Sands e desenhada por Joe Staton.Shang Chi teve histórias publicadas até a quinta edição (quando passou a ter uma revista própria na Editora Bloch). Na sexta edição surgiu uma criação própria, uma personagem com as feições inspiradas em David Carradine e roupas similares a de Shang Chi, chamado apenas de Kung Fu. 
A editora já havia feito algo parecido com O Judoka, criado para suprir a falta de histórias do Judomaster da Charlton.  Com o término da revista na edição 27, Kung Fu não teve mais histórias públicadas pela Ebal 5 . Assim como a EBAL, a Bloch também publicou histórias de autores brasileiros como o nipo-brasileiro Júlio Shimamoto.


Tanto na revista da EBAL, quanto na da Bloch, eram comuns as publicações de matérias e pôsteres sobre Bruce Lee, David Carradine e outros atores de filmes de artes marciais  .
Encerrado o período da Bloch, Shang Chi passou para a Editora Abril, sendo um personagem de destaque dos mixes das revistas Capitão América, Heróis da TV e Superaventuras Marvel, além de estrelar com exclusividade algumas revistas especiais.


 Histórico ficcional 

Shang-Chi nasceu na província de Hunan, na China. Ele é o filho de Fu Manchu, um criminoso internacional. Desde cedo ele foi treinado em artes marciais chinesas.Shang foi enviado pelo para assassinar um inimigo de seu pai, mas descobriu que seu pai era um criminoso poderoso, rebelando-se contra ele. Sua série "original", terminou com a morte de seu pai, quando então Shang Chi decide abandonar o serviço secreto inglês e peregrinar pelo mundo, buscando a iluminação espiritual.


O personagem só apareceu anos depois, em uma história juntamente com os X-Men, onde eles se aliam à Sebastian Shaw e vão a Hong Kong em busca do Elixir Vitae', a suposta substância criada pelo Pai de Shang Chi (que tencionava alcançar a imortalidade), da qual se esperava que curasse o Vírus Legado. Na batalha, eles se confrontam com Wilson Fisk, o Rei do Crime, que havia assumido o controle do mundo do crime de Hong Kong, após a derrocada de seu império em Nova York. Com o sucesso da história, o personagem foi incorporado no Selo Marvel Knights e, posteriormente, transferido para o Marvel Max.Como a Marvel não renovou a licença de uso dos personagens de Sax Rohmer, o pai de Shang Chi não pode mais ser chamado de Fu Manchu.









Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por duronaqueda às 17:05